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Despertando o interesse pela natureza no Centro Estudantil Samambaia - A Natureza e a Criança

As crianças de hoje estão rodeadas de aparelhos eletrônicos e têm menos oportunidades de explorar a natureza. Estamos nos distanciando tanto do verde que cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de visitar um parque ou uma praia só para sentir o “cheiro” da natureza.

Precisamos ter grande amor, admiração e entusiasmo pela natureza e podemos transmitir esse amor ás crianças, mesmo quando moramos em uma cidade grande. Um espaço tão pequeno como uma varanda ou um quintal pode servir para educá-las sobre plantas, insetos, ervas, hortaliças e outros seres vivos. Estar ao ar livre promove o bem-estar físico e emocional, além de incentivar a curiosidade pela ciência.

As crianças podem até ser parecidas e saber as mesmas coisas, mas não são todas feitas da mesma "receita". Elas pensam, aprendem e criam de diferentes maneiras. A criatividade durante a infância será o seu diferencial quando se tornar adulto e no modo de conseguir resolver problemas no trabalho e na vida.

Há evidências de que a inteligência é o resultado de dois fatores: a genética e a experiência de cada um. Nós temos diferentes capacidades de compreender e interagir com o mundo.

Você sabia que a brincadeira é a principal ferramenta da natureza para ajudar as crianças a se desenvolverem?

O melhor brinquedo é aquele que puxa pela criatividade, estimulando os sentidos das crianças. Digamos que um brinquedo 100% "bom" é 90% criança e 10% brinquedo.

Venha aprender com a Natureza no Centro Estudantil Samambaia

Atividades para despertar o interesse pela natureza:

• Envolvemos as crianças no processo de plantio no Centro Estudantil Samambaia, quando elas tocam, cheiram e provam tudo o que a natureza oferece.

• Colamos sementes de feijão em um copo com algodão molhado dentro de um copo de plástico que as crianças levam como lembrança. A criança ficará espantada ao retornar em casa e perceber que as sementes estão brotando. Ela vai ter uma participação especial quando fizer o transplante das mudas para um lugar na varanda, no quintal, ou aqui na Fazenda.

• No Centro Estudantil Samambaia, elas descobrirão a natureza pura e preservada. Cada descoberta e vivência terão um significado positivo em seu desenvolvimento e crescimento pessoal... Por exemplo, observar uma aranha em sua teia com algum inseto preso, uma borboleta, uma formiga, um lagarto, até mesmo um sapo, sem falar dos pássaros. Esse trabalho pode ser reforçado com histórias, desenhos, fotografias ou com coletas de folhas e pedras envelhecidas pelo tempo e a erosão do solo.

• No Centro Estudantil Samambaia, fazemos com que as crianças vivenciem a natureza, sendo que a metodologia contém ideias e atividades para trilhas realizadas em total segurança.

O que é o Transtorno de Déficit de Natureza (TDN)?

A falta de contato com a natureza pode resultar na atrofia do crescimento físico, na obesidade infantil e na redução do desenvolvimento escolar. Este efeito colateral indesejado da era eletrônica é chamado de Transtorno de Déficit de Natureza (TDN), provocado pela desconexão entre nós humanos e a natureza.

Entramos numa nova era de expansão urbana e suburbana que restringe as brincadeiras ao ar livre e incentiva uma cultura tecnológica que atrai as crianças para dentro de casa.

Nosso cérebro humano não está totalmente adaptado ao mundo de atividades restritas a ambientes fechados esculpidos por nós mesmos. Na verdade, algumas crianças até que se adaptam bem, porém, a maioria delas desenvolve os sintomas do TDN, que incluem problemas de atenção, obesidade, ansiedade, agressividade, bullying, consumo prematuro de drogas e de álcool, assim como depressão e futuros problemas psicológicos na idade adolescente e adulta.

Como proteger a criança do TDN?

1. Sejamos um modelo de comportamento!
Demonstre sua curiosidade pela natureza e compartilhe com a criança o que você gosta de fazer ao ar livre.

2. Planeje uma aventura surpresa na montanha!
Uma vez por semana ou por mês, visite o parque mais próximo ou o nosso Centro Estudantil, localizado na Fazenda da Samambaia, em Petrópolis.

3. Registre sua escola e seu filho em nosso programa de educação ambiental, com ou sem hospedagem e imersão!
Dê-lhes uma dose de ar livre e de “verde”, com chances de fazer novos amigos e desenvolver carinho e respeito pela natureza.

4. E se vocês se hospedassem ou acampassem?
Agarre sua tenda, seu saco-cama e um fogão de campismo e ensine seu filho a acampar! Camping em parques nacionais e estaduais é uma ótima opção para a família, de custo baixo e seguro, que pode ser divertido e educativo. Saiam e desfrutem de parques locais ou façam uma viagem para descobrir os tesouros no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), a apenas a 15 minutos de nosso Centro Estudantil, podendo também se hospedar no Centro Estudantil Fazenda Samambaia, com uma capacidade de 100 leitos com dormitórios para meninas e meninos separados.

Essa é a resposta ao nosso trabalho.

Brincadeira de Criança
Como isto se reflete na vida adulta?

Você sabia que as brincadeiras são a principal ferramenta da natureza para ajudar as crianças a desenvolverem ideias sobre o mundo? Brincar permite que as crianças construam habilidades necessárias para o pensamento crítico e a liderança, e aprimorem a capacidade de resolver problemas e conflitos, tornando as crianças mais confiantes na sua capacidade de aprender.

A brincadeira se desenvolve com o uso da imaginação e da criatividade - duas importantes ferramentas usadas nos níveis mais elevados do raciocínio humano e fundamentais para o desenvolvimento social e emocional.

Como as brincadeiras contribuem para o sucesso escolar?

Os especialistas estão descobrindo mais e mais como o ato de brincar das crianças pode influenciar na aprendizagem e no desenvolvimento social, ajudando-as a ter sucesso na escola e na vida. Por exemplo, a brincadeira ajuda as crianças a pensarem abstratamente, observando as coisas de outra perspectiva. Brincar também está ligado à alfabetização precoce, ao raciocínio matemático e à resolução de problemas. Veja alguns exemplos a seguir:

Usando uma coisa para representar outra

Através da brincadeira, as crianças aprendem a usar a imaginação para representar objetos, pessoas e ideias. Por exemplo, uma criança pega uma banana, encosta na orelha como se fosse um telefone e diz: "alô". Se elas podem usar uma coisa para representar outra, é mais fácil para elas entenderem que as letras representam sons e que números representam quantidades. E mais tarde serão capazes de usar sua imaginação para visualizar eventos históricos ou ideias científicas.

Contando histórias ou fazendo vozes

Através da brincadeira, as crianças desenvolvem suas habilidades em usar a comunicação para contar e compreender histórias. Um exemplo é quando elas brincam de fazer seu bichinho de pelúcia "falar". Habilidades de linguagem oral e narrativa são elementos fundamentais da leitura e da escrita, bem como temas de estudos sociais e ciências.

Experimentando coisas

Ao brincarem com materiais como blocos, argila, areia e água, elas estão desenvolvendo habilidades de lógica e fazendo experimentos com causa e efeito. Estão aprendendo também a contagem e a triagem de coisas a fim de resolver problemas. A prática da experimentação, observando e comparando formas, tamanhos e quantidades, constitui a base para a compreensão da matemática e da ciência.

Desenvolvendo as habilidades sociais

Através da brincadeira, as crianças desenvolvem a capacidade de estabelecer relações com as outras crianças. Quando elas compartilham brinquedos entre si e brincam juntas, aprendem a cooperar, a expor ideias, a lidar com a frustração e a ter empatia. Muitos estudos mostraram que crianças com boas habilidades sociais são melhores na escola e menos propensas a ter comportamentos perigosos quando adolescentes.

Departamento de Educação Ambiental

Centro Estudantil Samambaia de Ciências Ambientais e Ecoturismo - ISCAE
Contato: 24-2242-3478
e-mail: reservas@isca.org.br
www.isca.org.br

Biodiversidade na Área da Proteção de Petrópolis e insetos na Fazenda da Samambaia

Trabalhamos com o seis sentidos

O sexto sentido (a intuição)

• As crianças participam de um programa intensivo que acontece no Parque Ecológico da Fazenda da Samambaia. Na parte da tarde, da manhã ou em total imersão com hospedagem, crianças, adolescentes e estudantes universitários podem apreciar o canto dos pássaros, o voo dos insetos e o sopro do vento.

• Incentivamos as crianças a tocarem com cuidado e a sentir a grama, a textura da folha, o perfume da flor, a casca da árvore e, com uma vara, pegar uma lagarta ou uma minhoca para vê-la de perto e observar seus movimentos.

A natureza tem a capacidade por si só de capturar a atenção até mesmo das crianças menores, combatendo assim o medo, a ansiedade e a apreensão.

Doses de natureza contra o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

A natureza tem o poder de agir contra o déficit de atenção e a hiperatividade

Você sabia que uma boa dose de natureza pode ser um remédio simples e barato para crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade? De acordo com um estudo realizado, as crianças com esse tipo de déficit demonstram ter maior atenção e tranquilidade após uma caminhada de 20 minutos em um parque do que após um passeio semelhante em um shopping.

O estudo foi realizado da seguinte forma: 19 crianças foram levadas para passeios em três lugares diferentes - um especialmente "mais verde" e os outros dois "menos verdes". Os pesquisadores procuraram manter as semelhanças em tudo o que fosse possível: mesmos níveis de ruído, mesma duração do passeio, mesmo clima e mesma hora do dia. Tudo se manteve igual, só mudou o ambiente para "mais" ou "menos" verde. Algumas crianças passearam no ambiente "mais verde", enquanto outras começaram no segundo ou no último passeio "menos verde".

Ao se comparar o desempenho de cada criança nos passeios diferentes, percebeu-se que, quando passeavam no ambiente "mais verde", estavam muito mais calmas e concentradas do que quando estavam nos outros ambientes "menos verdes".

Durante as caminhadas, nenhuma foi medicada - aquelas que tomam medicamentos para controlar seus sintomas de Déficit de Atenção e Hiperatividade ficaram sem seus medicamentos no dia dos passeios. Curiosamente, os pesquisadores descobriram que uma "dose da natureza" pode ser tão útil - pelo menos por um tempo – quanto uma dose de medicação, o que revela os efeitos milagrosos da natureza.

Embora haja indícios de que doses regulares de natureza trazem resultados em longo prazo, a ciência ainda não possui dados suficientes para dar aos pais uma resposta segura. Mas vale a pena tentar! Uma pergunta que você pode fazer a si mesmo:

— Como a criança se comporta depois de assistir TV e depois de brincar no parque?